Apresentação

Vivemos em um mundo tecnológico. Desde o celular, que usamos para fazer ligações, mandar mensagens ou usar como despertador, até o computador, que nos conecta com o mundo, tudo atravessa a tecnologia. Há três décadas, as pessoas faziam aula de mecanografia; hoje, crianças de seis anos aprendem a fazer seus próprios joguinhos com Scratch. O mundo tem avançado a passos largos e continua avançando cada vez mais rápido. O grande desafio da educação é poder acompanhar esses avanços e orientar os futuros cidadãos deste universo 4.0 (ou já estamos no 5.0?), nas maravilhas do aprender a fazer e compartilhar. É necessário termos em mente que, atualmente, educar por meio de tecnologia não é mais uma opção, mas um direito dos nossos jovens e crianças. E nós, educadores, temos a obrigação de garanti-lo.

“O que resolvemos fazer nas escolas só faz sentido quando considerado no contexto mais amplo do que a sociedade pretende realizar por meio de seus investimentos nos jovens”

Jerome S. Bruner, The culture of education

  • Escola do Futuro XYZ
  • Coleção Composição: 18 livros, 32 horas de capacitação, acesso ao portal, 2 impressoras 3D por escola, 2 mesas digitalizadoras por escola e insumos para impressora 3D.
  • Coleção Autor(es): AYRTON ARAÚJO, EMANUEL CAMPOS, IANINA ZUBOWICZ, Sílvio Afonso, Wladimir Benegas, Thiago Machado, Lucas Polizel Afonso, Ale Domingues, Vicente Design.
  • Coleção Categoria: Educação infantil.
  • Coleção Preço: R$289,00

Escola do Futuro XYZ - Educando para o século XXI

Hoje em dia, sabemos que a educação, como entendida no século XX, está desconexa da realidade atual. As formas tradicionais de ensino apóiam-se em memorização e repetição de informações que não desenvolvem o pensamento crítico nem a autonomia dos alunos; buscando, apenas, a reprodução automática de um conhecimento pouco ou nada significativo para quem o recebe. Essas práticas ficaram no passado e, mesmo que ainda sejam encontradas nas escolas, precisamos repensar a sala de aula como um espaço de criatividade e colaboração. Um dos obstáculos que enfrentamos é adaptar as antigas pedagogias para dar conta das novas formasde aprendizado que devemos desenvolver. Nosso objetivo é formar cidadãos críticos, inovadores, que possam resolver problemas por meio da colaboração e da negociação com os outros, algo difícil de alcançar quando ainda predomina o modelo de transmissão de conhecimento na maioria das salas de aula. Então, como poderemos oferecer aos nossos alunos ferramentas que lhes permitam adquirir as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do século XXI? Educar na tecnologia pode ser uma das possíveis respostas a essa pergunta.

Por que educar na tecnologia e não para a tecnologia?

Habitamos um mundo tecnológico. Não queremos alunos que aprendam a usar uma impressora 3D. Não queremos crianças simplesmente mexendo num computador. Queremos pessoas interagindo dialeticamente com o universo tecnológico: pessoas que construam esse mundo que habitamos ao mesmo tempo que são (re) construídos por ele. Queremos inovação, criatividade, inclusão e diversidade. Isso só se consegue por meio de uma educação “mão na massa”, uma educação que propicie a interação com o objeto de estudo, a transformação dele e de quem interage com ele. É a assimilação e acomodação do Piaget de cara com o século XXI. São os esquemas dos nossos alunos sendo desequilibrados e modificados por intermédio da curiosidade e a ação mediada pela pergunta e pela busca de respostas. Para isso, a coleção Escola do Futuro propõe projetos baseados na resolução de problemas, uma vez que esses são modelos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento das competências necessárias para o século XXI. Os projetos baseados na resolução de problemas fundamentam-se no princípio dos 4C (em inglês): pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. Segundo a UNES-CO (2014), resolver problemas do mundo real ajuda a exercitar diferentes habilidades que, ao serem trabalhadas em grupo, permitem que os alunos aprendam a se responsabilizar por diferentes partes do projeto, organizar o tempo de trabalho, aprender a pesquisar aquilo que precisam, colaborar com os outros, criticá-los e chegar a um acordo e produzir conhecimento com base no que foi aprendido. Não podemos esquecer que esse tipo de modelo pedagógico busca também a comunicação de resultados, uma habilidade muito bem-vinda no mundo 4.0. As possibilidades proporcionadas por uma educação na tecnologia são diversas, em razão disso, acreditamos que esta coleção pode auxiliar os educadores na busca de um futuro mais justo, diverso e colaborativo.

Objetivos

Os objetivos pretendidos por meio dos estudos desta coleção estão alinhados com a BNCC (2018) e as propostas educativas do currículo nacional nas diferentes áreas de ensino, pois entendemos que a educação na tecnologia não está restrita apenas a uma área de conhecimento. Mediante diferentes atividades propostas, buscamos que os alunos possam, entre outros objetivos específicos:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. (Competências gerais- BNCC, 2018)

Conteúdo do Projeto

  • 9 livros de professores (Fundamental I e II), por meio dos quais o educador vai orientar o aluno em suas atividades.
  • 9 livros do aluno.
  • 32 horas de capacitação aos professores (8h de montagem e uso da impressora 3D / 8h de ferramentas para modelagem 3D / 8h para escrever aulas conectadas e design thinking / 8h de projeto final).
  • Acesso ao portal www.escoladofuturo.xyz.
  • 2 impressoras 3D para cada escola.
  • 2 mesas digitalizadoras para cada escola.
  • Filamentos para operar as impressoras 3D.