Apresentação

A educação é o maior agente de transformação de uma nação e, assim como o ser humano, ela está em constante evolução. Por conta disso, é necessário um trabalho ininterrupto de educadores, coordenadores pedagógicos, família e comunidade em busca de processos educativos significativos vinculados à excelência e contemporaneidade. É de domínio público que um número grande de estudantes brasileiros chega aos oito anos sem estar alfabetizado, o que pode prejudicar a aprendizagem da criança em toda sua vida escolar.

A obra Projeto Alfabetizar, composta por volumes impressos, para o aluno e para o professor o CD de jogos educativos, CD de Canções, mais o Livro da Família (permitindo aos familiares acesso às informações essenciais do desenvolvimento cognitivo das crianças), busca garantir percursos pedagógicos que priorizam o processo de alfabetização até o final do segundo ano do Ensino Fundamental I.

Deve-se levar em conta que na Educação Infantil as crianças recebem informações sobre a escrita quando brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos, etc.; o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos, além de interagir e usufruir de tecnologias contemporâneas.

  • Projeto Alfabetizar
  • Coleção Composição: 5 livros sendo 2 livros do aluno, 2 livros do professor e 1 livro da família
  • Coleção Autor(es): Maria Fernandes e Marco Antônio Hailer
  • Coleção Categoria: Educação infantil.
  • Coleção Preço: 119,00

Objetivo Geral da Obra

Os livros têm a meta principal de trabalhar os objetivos de aprendizagem do eixo Análise linguística/Semiótica, que propõe a alfabetização por meio do conhecimento das letras, dos valores sonoros convencionais e da consciência grafo-fonêmica. Apesar da crença no trabalho de Língua Portuguesa centrado no letramento, é justo reconhecer que a alfabetização permite o letramento. No texto da BNCC, há a seguinte citação: O letramento é condição para a alfabetização, para o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, mas a alfabetização e a exploração sistemática dessas relações grafo-fonêmicas são também condição para o letramento. Do mesmo modo, o conhecimento das hipóteses feitas pelas crianças no aprendizado da língua escrita é condição fundamental para o seu aprendizado, mas a análise e a exploração gradual e sistemática das características formais da língua escrita são também condição fundamental da alfabetização. (BNCC)

Objetivos específicos

  • Colaborar com a implantação do currículo fundamentado na BNCC, tendo em vista a melhoria do desempenho dos alunos no processo de alfabetização.
  • Instrumentalizar os educadores para uma prática pedagógica contemporânea, inserindo alunos, pais e professores na mídia digital.
  • Levar o profissional de educação envolvido com o período final da Educação Infantil e inicial do Ensino Fundamental a assumir uma liderança reflexiva na sua unidade escolar junto aos alunos, aos demais professores e aos pais ou responsáveis, promovendo uma aprendizagem significativa.
  • Valorizar, através das aulas reflexivas, o papel do professor e da escola, tendo em vista os momentos de transformação na visão de mundo e de si mesmos.
  • Diferenciais do projeto

  • Visa a formação cidadã.
  • Instrumentaliza os professores.
  • Integra professores, alunos, família e comunidade na mídia digital.
  • Potencializa o IDEB do município.