Brasil e África
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE
Apresentação

A multiplicidade e o diferente estão no sangue do brasileiro. Negar isso é negar nossos ancestrais, nosso passado, nossa história.
Em nossa sociedade, as desigualdades, tema tão atual, podem ser presenciadas cotidianamente. Apesar de alguns passos já terem sido dados para termos uma sociedade mais justa e igualitária, ainda persistem atitudes de racismo e discriminação e muito ainda precisa ser feito para que todos sejam respeitados e tenham iguais oportunidades de crescimento.
A conscientização para a compreensão de que todos somos brasileiros, quer tenhamos diferente cor de pele, crença religiosa, mais ou menos dinheiro, diversos hábitos e costumes é assunto urgente a ser abordado para o desenvolvimento da cidadania e crescimento do país.
O passado não pode ser esquecido e é preciso aprender com os erros cometidos para saber o que se quer construir e deixar de herança para as futuras gerações. Para construir um Brasil sem racismo, preconceito ou desigualdade, é preciso educar a
geração do presente.
Trazer a discussão para a sala de aula sobre esses pontos é de suma importância para fazer o futuro mais justo e igual. Privilegiar uma etnia em detrimento de outra é um erro que não pode mais ser cometido, e educar é a primeira medida para construir a nova sociedade.

ISBN: 978-85-54320-57-7

ISBN: 978-85-54320-58-4 

ISBN: 978-85-54320-59-1

ISBN: 978-85-54320-60-7 

Objetivo da coleção

Este material tem como um de seus objetivos contribuir para a discussão do passado do Brasil para possibilitar a desconstrução de preconceitos, racismos e desigualdades alicerçados em nossa história. Isso é possível quando se percebe que o brasileiro tem orgulho e gosta de sua culinária, cultura musical, do seu jeito de falar e de se comportar, mas nega, muitas vezes, que o brasileiro só é como é porque foi formado por diversas culturas que interagiram e se mesclaram, como a indígena, a africana, a europeia, faltando, portanto, a esses que negam a verdadeira formação do povo e da cultura do brasileiro, conhecimento.
A aquisição de conhecimentos sobre a pluralidade cultural e étnica do Brasil é praticamente um processo natural, uma vez que é constante o convívio de grupos com diversas ascendências e culturas. O que este material se propõe é a sistematizar algumas informações sobre o assunto para que possam ser abordadas em sala de aula.
Dessa maneira, o objetivo da coleção é integrar conteúdos culturais e geográficos do cotidiano do aluno, bem como o saber do professor, a conhecimentos sobre os hábitos, a cultura e o dia a dia de povos indígenas e sobre um pouco da cultura de alguns povos africanos e características da África, para desenvolver a compreensão do aluno a respeito da pluralidade da formação do povo brasileiro.

 

PREÇO: R$ 79,00